5 métricas que devem ser analisadas para descobrir como anda a saúde financeira do seu negócio

Quando o assunto é saber o desempenho financeiro da empresa é comum ter muitas dúvidas. São tantos indicadores que a grande pergunta que todo empreendedor ou gestor financeiro se faz é: Quais são os indicadores que devo analisar e acompanhar?

Para te ajudar a responder esta pergunta listamos abaixo as 5 métricas financeiras capazes de avaliar a saúde financeira da sua empresa

1 – Fluxo de caixa

É sem dúvidas uma das métricas mais importantes e deve ser seguida de perto. O fluxo de caixa é a diferença entre a entrada e saída de capital da empresa. Se é positivo, quer dizer que tem mais dinheiro entrando do que saindo, isso é ótimo. Quer dizer que a empresa tem liquidez e poderá responder rápido a uma dívida que surgir de última hora. Lembre-se que sem a liquidez adequada uma empresa pode ser incapaz de atingir seu potencial pleno e ter problemas para crescer.

2 – Crescimento da receita

Avaliar e estimar o crescimento da receita, ou seja, a projeção e o crescimento das vendas, é um processo desafiador. Muitas vezes é baseada em suposições e não leva em conta os acontecimentos inesperados da economia. Essa métrica obriga a levar em conta as médias de crescimento da indústria, ou do segmento de mercado que sua empresa faz parte, e avaliar o todo, a participação no mercado e as estratégias de preços. Estudando o histórico desses valores, essa métrica pode fornecer um indicador bem confiável para julgar o desempenho do seu negócio e o crescimento médio que se pode esperar.

3 – Margem Bruta

A margem bruta mede a rentabilidade das vendas depois que se desconta tudo que devia (custo, impostos etc). É o que se ganha efetivamente, e é uma boa métrica para investidores avaliarem a viabilidade de um negócio. É ela que vai mostrar o quão a empresa é eficiente e bem estruturada. Nesse quesito o empreendedor ou gestor deve concentrar seus esforços para aumentá-la de forma progressiva. Ciclos de avaliação periódica precisam ser implementados para garantir que o negócio esteja crescendo na direção certa e no ritmo correto.

4 – Retorno sobre investimento (ROI)

O famosos ROI é uma métrica que vai mensurar a relação entre o capital investido e o lucro gerado em consequência. Algumas empresas usam apenas para ações específicas, muitas vezes de marketing, mas também pode servir para avaliar a empresa de uma forma geral. Despesas totais devem incluir gastos administrativos, pagamento de funcionários, produção indireta, marketing e despesas operacionais gerais. Depois isso deve ser comparado com o lucro gerado. O ROI deve ser constantemente analisado. Cada item deve ser levando em conta para saber o quanto estão contribuindo para o crescimento geral da empresa.

5 – Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

Quanto você gasta para fazer uma venda? Você já parou para pensar quanto sua empresa esta investimento para conquistar um cliente novo? Essa métrica é importante para tomar decisões como por exemplo se a empresa irá aumentar ou reduzir a verba para ações de marketing, ou ainda para mostrar que você está investindo em canais com pouco retorno. Geralmente ela é medida colocando no papel tudo que foi gasto em esforço e a quantidade de novos clientes conquistados. Lembre-se que se o CAC for muito alto, seu lucro provavelmente está reduzindo.

Essas são algumas das métricas mais importantes para mensurar a saúde financeira da sua empresa. Você concorda que elas estejam entre as principais? Fique à vontade para dar sua opinião ou contar sua experiência nos comentários.

E conte conosco para te ajudar a alavancar seus lucro.

Até Breve!